
Comentários de Raros da Web. Se, como já disseram, toda história do conhecimento humano não é nada além de notas de rodapé a Platão e Aristóteles, todas as filosofias humanas nada mais são do que tentativas de responder às perguntas de Sócrates. Toda prática filosófica consiste em fazer, por meio de métodos, o que Sócrates fazia intuitivamente. Sócrates [...] foi um dos sábios enviados por Deus para preparar o caminho do Messias.
O ateniense Sócrates nasceu por volta de 470 AC e não deixou nada escrito. Nem mesmo tinha essa paixão por livros que costuma ocorrer nos grandes sábios. Tudo o que sabemos sobre ele está nos escritos de seus alunos, principalmente Platão e Xenofonte. Sua contribuição para a humanidade é inestimável. Iniciou uma tradição que influenciou as mais positivas ações humanas e ajudou a construir um ideal de valores que norteia boa parte do mundo civilizado há quase 2500 anos. Uma personalidade como essa merecia mesmo um grande filme, e foi isso que Roberto Rossellini fez.
O filme, cujo nome original em italiano é SOCRATE, resume muito bem algumas passagens que foram registradas por seus alunos. Elevadíssimos diálogos e memoráveis discursos estão sobre um cenário e um figurino tão fiéis quanto o roteiro. A escolha das cenas também foi primorosa e buscou o essencial da filosofia socrática. A síntese do diálogo com Eutifron, por exemplo, é magnífica, digna de um grande conhecedor do pensamento do gênio grego [+]
Nenhum comentário:
Postar um comentário